segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para recuperar unhas frágeis

Olá, meninas!

Li uma reportagem super bacana sobre recuperação de unhas frágeis no O Globo online ontem e resolvi colocar aqui pra vcs. Vale a pena!

"RIO - Intoxicações, infecções, deficiência de nutrientes e problemas congênitos estão entre as principais causas de enfraquecimento das unhas, o tema escolhido pelos leitores para a coluna "Qual é o seu problema?", desta semana. A dermatologista Robertha Nakamura, coordenadora do Centro de Estudos da Unha (CEU) do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio, explica como resolver. E diz que o exame das unhas fornece informações valiosas sobre alterações hormonais, dos rins e do fígado.
O que caracteriza uma unha fraca?
ROBERTHA NAKAMURA: Ela ocorre devido a algum problema da matriz ungueal, que é a raiz, e responsável pela produção da lâmina. Um sinal é a diminuição da meia lua, a matriz, ou seja, ela é menor em tamanho, produzindo a lâmina mais fina. Também o leito da unha é estriado e ela adquire a forma do local onde está instalada. A unha também é facilmente dobrável e com vasos visíveis ao exame dermatoscópico.
O problema é isolado?
ROBERTHA: Pode ser isolado, mas na maioria das vezes ocorre nas duas mãos ao mesmo tempo, sendo menos freqüente nos pés. Isto porque as unhas dos pés são mais espessas. Algumas pessoas têm unhas mais frágeis do que outras, devido a fatores como idade (idosos), pós menopausa, doenças que causam ressecamento da pele (um exemplo é hipotireoidismo), hereditariedade ou contato com substâncias irritantes. Outras doenças podem enfraquecer as unhas, como eczema, líquen, psoríase e alopecia, anemia, intoxicações, comprometimento vascular periférico, deficiência de vitaminas A, C, B6, zinco, osteoporose etc.
A alimentação influencia?
ROBERTHA: Não há relação com alimentação. Quanto ao estresse emocional, há algumas pessoas que apresentam aumento da produção do suor nas mãos e nos pés, o que pode contribuir para unhas frágeis. O excesso de suor hiper hidrata as unhas e facilita o seu descolamento.
Algum tipo de esmalte é prejudicial?
ROBERTHA: Depende muito da pessoa que usa. Se ela for alérgica, alguns esmaltes podem prejudicá-la. A mulher pode ser alérgica tanto à coloração do esmalte quanto ao veículo do esmalte. Neste caso, mesmo com esmalte antialérgico pode ocorrer reação. O ideal é procurar um alergista para saber à qual substancia química o indivíduo é alérgico. Se a unha é muito frágil, fina demais, o próprio esmalte fortalecedor pode ultrapassar a lâmina ungueal, atingir o leito e irritar. A exposição ao sol também pode descolar as unhas. O esmalte de cor escura funciona como um protetor físico da radiação.
Como é o diagnóstico?
ROBERTHA: Com história clínica detalhada para avaliar e exame físico das unhas com auxilio de métodos de imagem, como dermatoscópio manual e photo finder, e exames laboratoriais para avaliar as alterações ainda não diagnosticadas.
E o tratamento?
ROBERTHA: A placa ungueal leva de cinco a seis meses para se regenerar. O tratamento que aumenta a taxa de crescimento da unha ajuda a fortalecê-la. Além de tratarmos a lâmina que está descamando, deve-se dar atenção à raiz da unha. Então, o médico recomenda nutrição local e através de medicamentos à base de vitamina B e silício orgânico, que além de aumentarem o limiar de crescimento das unhas as tornam mais espessas. Assim, elas perdem as estrias. O tempo de crescimento de uma unha da mão é em torno de seis meses, com variações individuais. A unhas dos pés levam, em média, 12 meses.
Ele é definitivo?
ROBERTHA: Depende da causa. Se a meia lua estiver ausente, a matriz é pequena e não haverá regeneração, e sim melhora de sua função. Neste caso, quando a unha estiver sadia o médico faz tratamento de manutenção. Caso contrário, ao cessar o tratamento as unhas voltarão a ficar frágeis. Se a causa for externa ou sistêmica, como no caso de anemia, o paciente poderá ter alta.
Quais os principais cuidados?
ROBERTHA: Deve-se fazer a hidratação das cutículas e da pele ao redor das unhas (laterais), pois as mesmas têm a função de proteção e tamponamento. Ao retirá-las, abrimos uma porta de entrada a vários contaminantes, como fungos e bactérias. Também é importante hidratar a pele das mãos e dos pés, porque a pele muito ressecada pode acumular contaminantes e estes atacarem as unhas. Outra dica é manter os pés secos após uso de calçados fechados e não usar o mesmo modelo todos os dias; e evitar o uso de sapatos apertados".
Viram que os esmaltes escuros realmente protegem as unhas?

Boa semana!!

bjs

2 comentários:

  1. eu achei q fosse lenda essa de esmalte escuro protejer.. kibommm
    beijos boa semana...

    ResponderExcluir
  2. Unhas e cutículas frágeis, unhas roídas.....
    Como exemplo de eficácia e sofisticação existem os endurecedores, cremes e removedores da linha Ecrinal da França ,especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas, estriadas e deterioradas . ate no caso das unhas roídas, e o único produto que não sai na agua
    Os produtos não contem acetona, formaldeido, tolueno nem parabeno o que é ótimo. O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem dos produtos, produzidos em Mônaco, na Rivieira Francesa .
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
    www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )
    A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e vários outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermexpress, pharmaweb,... )

    Unha, para poder ser linda, tem que ser saudável e bem nutrida

    ResponderExcluir